O QUE TE CURA DE TI MESMO?

Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? O que mantém sua sanidade quando o tempo fecha, as janelas emperram e as pálpebras pesam?

 

tumblr_ldi3ei5jyu1qcx28zo1_500_large1.jpg

Não tem jeito! Só valorizamos certas coisas quando as perdemos.

Diante do coreto abandonado, observando os transeuntes na praça da cidade em que nasci, me pergunto onde foi parar a arte daqui?

Museu? Não tem. Sala de cinema com exibição de filmes europeus? Não tem. Teatros alternativos? Não tem. Salas de concertos? Não tem. Programação gratuita de shows e eventos literários? Não tem. Livrarias (fora dos shoppings) com cafés acolhedores? Não tem.

E estamos falando de Campinas, terra do maestro Carlos Gomes, uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, que abriga duas das maiores universidades do Brasil, a UNICAMP e a PUCCAMP, além de ser uma das maiores economias do país.

Nos arredores dos campus universitários vez ou outra acontecem saraus, pequenos shows e apresentações de peças. Porém é preciso conhecer quem conhece “o esquema” para participar. No caderno de cultura do maior jornal da cidade, o Correio Popular, consta apenas: notícias sobre TV, coluna social, horóscopo, crônicas, roteiro de filmes blockbusters em cartaz e programação de bares.

Após duas semanas na minha terra, me dou conta de que não sou apenas amante da arte e da cultura: sou adicta.

Irritação. Ansiedade. Sono conturbado. Ideias obsessivas e negativas. Impaciência. Angústia. Dor de cabeça.

A ausência completa e absoluta da arte, do acesso à cultura, quase me leva a nocaute.

Um desconforto no peito, um tédio imenso, uma desidratação constante, uma falta de rumo ou sentido; uma insatisfação desmedida e sem foco. Uma quase depressão.

No batidão do dia a dia no Rio de Janeiro, entrando e saindo do CCBB, do Theatro Municipal, do Circo Voador, do Cine Jóia como quem vai à padaria, nunca tinha parado para pensar no que essas escolhas significavam de fato para mim. A rotina me roubou a importância das coisas.

Mas aqui, olhando o coreto vazio, repleto de folhas mortas, coreto que outrora deve ter recebido muitas bandinhas e embalado domingos e beijos de muitos casais, compreendo o que a arte faz por mim: ela me hidrata. A arte me hidrata e mantém minimamente minha sanidade.

Quando o mundo vira ao avesso ou fica cinza demais; quando o tempo fecha e as janelas da alma emperram; quando me tranco em pensamentos egoístas e me aprisiono em verdades insanamente absolutas, é para lá, para a arte, que eu corro para me curar.

Porque, entre outras coisas, a arte me faz duvidar – de mim, da vida, do que vejo e do que ainda nem conheço. E somente quando duvido exerço plenamente minha existência.

Diante da realidade cultural dessa pequena grande cidade eu pergunto: para onde deve marchar, José, quem vive em Campinas e tem sede, porém não tem fonte para bebericar? Para onde?

E você, que lê esse texto, sabe como (e onde) se curar de si mesmo e das verdades inúteis que carrega na cachola?

Publicado em: Obvious

Deixar uma Resposta:

